Home>Programas e projetos>Responsabilidade Socioambiental>CTU

CTU

Imprimir Indique esta página   Diminuir o Texto Aumentar o Texto   Voltar

Com base no modelo de sucesso desenvolvido pela Unimed de Ourinhos no Projeto Gente Feliz, a Unimed Centro Oeste Paulista criou em 2005 o Centro de Treinamento Unimed (CTU), que oferece apoio financeiro e institucional às demais cooperativas da Unimed da região para o desenvolvimento do projeto para meninas em situação de vulnerabilidade social, entre 7 e 14 anos.

O projeto tem como objetivo proporcionar a oportunidade de aprendizado do basquetebol como meio de inclusão social através de professores preparados, dentro de ambientes seguros e saudáveis, para meninas residentes nas imediações das áreas de desenvolvimento do Projeto. Paralelamente, o CTU cria as condições necessárias para que estas crianças e adolescentes sejam devidamente inseridas na sociedade com a merecida autoestima e com melhores condições de competitividade. Com o apoio das cooperativas da Unimed na região Centro-Oeste Paulista. As meninas recebem materiais esportivos e apoio na formação social através de ciclo de palestras relativas à saúde, cidadania, higiene pessoal, alimentação, ambiente familiar, sexualidade na infância, alertas contra as drogas, entre outros assuntos.

A Intrafederativa disponibiliza uma verba mensal para a execução e manutenção do projeto e oferece todo o suporte necessário às singulares participantes, estimulando e facilitando o intercâmbio entre os pólos de treinamento mantidos pelas Unimeds da região, através de jogos, torneios e visitas. Além disso, monitora os CTU´s através de relatórios semestrais que mensuram o desempenho e frequência escolar das meninas, quantidade de meninas beneficiadas em cada projeto, acompanhamento médico e outros. Também realiza reuniões e encontros periódicos, possibilitando troca de experiência entre as singulares. O projeto também oferece cursos, workshops e palestras para contribuir com a capacitação dos técnicos envolvidos no projeto, bem como instrução para as jovens participantes.

Anualmente, a Intrafederativa realiza os Jogos Unimed de Basquete Feminino, que reúne cerca de 500 pessoas das 10 singulares participantes do projeto. O torneio de basquete conta com meninas de 7 a 17 anos que participam do Centro de Treinamento Unimed (CTU), esse projeto é realizado pelas Unimeds da região Centro-Oeste Paulista e tem o objetivo de promover o bem-estar social através do esporte, além de apoio educacional, médico e psicológico para meninas oriundas de regiões carentes.