Home>Programas e projetos>Atenção a Saúde

Programa Viver Bem

Imprimir Indique esta página   Diminuir o Texto Aumentar o Texto   Voltar

O Programa Viver Bem é um projeto da Unimed Centro Oeste Paulista na área de Medicina Preventiva. Seu objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção de saúde de forma participativa, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores através de práticas educativas em um ambiente saudável, reduzindo o nível de estresse e promovendo a integração entre todos. Melhor Viver

Devido à preocupação da Unimed Centro Oeste Paulista com o bem-estar de seus colaboradores e buscando incentivar a prática de um estilo de vida saudável, foi elaborado um cronograma de medicina preventiva completo, que além da prevenção e promoção, também contempla-se a gestão das patologias crônicas existentes no quadro funcional da cooperativa.

Através do acompanhamento feito por profissionais da saúde, uma enfermeira e um médico, foi possível realizar um controle das doenças apresentadas por alguns colaboradores e incentivar hábitos saudáveis a todos eles. Os principais pontos identificados durante o mapeamento de patologias foram as doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo, consumo excessivo de analgésicos e muitos relatos de mal estar e ansiedade, identificados, principalmente, como sintomas de uma vida sedentária e de hábitos alimentares incorretos.

Para beneficiar estes e todos os colaboradores da cooperativa através da melhoria da qualidade de vida, é oferecida a ginástica laboral três vezes por semana no início do expediente, ginástica localizada e aeróbica duas vezes na semana após o termino do horário de trabalho. No ano de 2012 uma importante parceria foi firmada entre a Unicop e a academia Nadart. Essa parceria visa trazer benefícios físicos e mentais aos colaboradores oferecendo musculação, aeróbica e natação. Parte das despesas mensais dos colaboradores é paga pela Intrafederativa.

Frutas da estação estão disponíveis todos os dias no café da tarde dos colaboradores a fim de fazer com que esses reduzam as calorias e adicionem fibras ao cardápio diário. Além das frutas, no que diz respeito à atenção à saúde através da alimentação, são oferecidas, diariamente, saladas aos colaboradores no período do almoço.

Hoje, o Programa de Medicina Preventiva Melhor Viver tem adesão de praticamente 100% dos colaboradores, que se dividem entre o gerenciamento mensal dos crônicos, atividades oferecidas, exercícios de hábitos alimentares saudáveis entre outras realizações permanentes da Unimed Centro Oeste Paulista, tendo por fim sempre garantir uma vida saudável para todos. Entre tais realizações, destacam-se as palestras educativas que ocorrem todo mês na Intrafederativa, que visam trazer informações, tirar dúvidas e esclarecer pontos desconhecidos até então.