Home>Programas e projetos>Responsabilidade Socioambiental

Atitudes Sustentáveis

Imprimir Indique esta página   Diminuir o Texto Aumentar o Texto   Voltar

Histórico

Em 2004 o quadro corporativo da Unicop era composto por 43 colaboradores. Nesta época, notava-se o crescimento da empresa e do número de pessoas envolvidas no dia a dia dela. Apesar da digitalização de muitos dos serviços da cooperativa, o uso do papel continuou em alta, como na confecção de documentos, guias, entre outros, sem contar os jornais diários e revistas disponíveis na recepção. Nesta mesma linha, com a implantação dos horários de intervalo, no café da manhã e tarde, além dos horários habituais de almoço, o uso de copos plásticos descartáveis também aumentou, chamando a atenção para o montante de materiais descartáveis e recicláveis gerados pela cooperativa.

A Unimed Centro Oeste Paulista, através de seu departamento de Responsabilidade Socioambiental, implantou no mesmo ano em sua sede, um programa voltado a recolher estes materiais e direcioná-los para locais adequados e que efetuassem a reciclagem dos mesmos.

A intenção era destinar estes objetos a usinas de reciclagem de lixo, porém devido a inexistência destes locais na cidade de Bauru, todo o recolhimento do lixo é feito pela Prefeitura Municipal. A Secretaria do Meio Ambiente da cidade disponibiliza a coleta seletiva de lixo semanalmente, recolhendo os materiais acumulados neste período.

De início, as ações do programa baseavam-se em coletar copos plásticos descartáveis de água e café, além de papéis. A empresa adquiriu tubos coletores para os copos, disponibilizados nas copas e cozinha da Intrafederativa, e a Prefeitura Municipal de Bauru cedeu um latão para o armazenamento do papel usado, promovendo a coleta semanalmente.

 

No ano seguinte (2005), tendo em vista todo o lixo produzido pela rotina de trabalho da empresa e o impacto ao meio ambiente que o descarte incorreto poderia causar, a Unicop optou por adquirir lixeiras de coleta seletiva, separando plásticos, papéis, metais, vidros e resíduos não-recicláveis e propiciando um destino adequado para estes materiais.
Papel Reciclado
 

 

Em 2007, a Intrafederativa começou a substituição do papel branco pelo reciclado através da iniciativa da Unimed do Brasil, que estimulou as cooperativas do país a utilizarem o reciclado para materiais de escritório, como papéis, papéis timbrados, envelopes, embalagens de CD, pastas e demais itens de papelaria, de acordo com a utilização correta da marca e cores da Unimed. Gradativamente, os materiais em papel branco foram trocados pelos confeccionados em papel reciclado conforme iam acabando nos estoques da empresa.

Para contribuir com a diminuição da impressão em papel e facilitar o trânsito de documentos e informações importantes entre departamentos e/ou que necessitem ser arquivados, a Unimed Centro Oeste Paulista disponibilizou o serviço de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que atua na digitalização destes documentos, que podem ser consultados eletronicamente, organizando melhor os arquivos e economizando papel e espaço.

Objetivos

Desde a implantação do programa, em 2004, esperou-se reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo lixo domiciliar, empresarial e pela utilização de materiais considerados prejudiciais. Desta forma, a Unicop visa colaborar com o meio ambiente, em parceria com os órgãos públicos, colaboradores e o Sistema Unimed, separando tudo o que for possível reciclar para a destinação correta e minimizando o uso desses itens.

Lixeiras Coleta Seletiva

A cooperativa alia em suas ações a responsabilidade com o meio ambiente e comunidade através de projetos e programas que os beneficiem e/ou possam contribuir para uma menor degradação. Além disso, a escassez de nossos recursos naturais é evidente, tornando-se uma preocupação para o Sistema Unimed. A Unicop, como representante da região Centro Oeste Paulista, atua como disseminadora e propulsora destas ações para as singulares e comunidades da região, incentivando as Unimeds a adotarem estes hábitos.

 

Como funciona

A coleta seletiva de lixo é feita por um caminhão da Prefeitura Municipal em diversos locais da cidade, passando pelo endereço da cooperativa às quartas-feiras de manhã. Durante a semana, os colaborares vão descartando nas lixeiras dispostas na área de convívio da empresa os resíduos de forma separada, acumulando lixo dos horários de cafés, almoços, reuniões, entre outras atividades do dia-a-dia.

No ano de 2009, a Unicop adotou a utilização das canecas duráveis Consumo Consciente, uma iniciativa da Unimed do Brasil em parceria com o Instituto Akatu para mudar a percepção dos recursos naturais que consumimos, o impacto ambiental causado pelo uso excessivo e pelo descarte incorreto desses materiais produzidos a partir de matérias primas fornecidas pela natureza.

Cada colaborador recebeu uma caneca Consumo Consciente para ser utilizada na Intrafederativa, a fim de minimizar o uso de copos descartáveis, que beirava 6.250 unidades mensais. No início do mês de março do mesmo ano, no Encontro de Colaboradores Centro Oeste Paulista, o ECOP, esta caneca foi disponibilizada como um dos brindes de participação do evento para aproximadamente 500 pessoas, disseminando a cultura de preservação do meio ambiente também em nossa região.

As canecas Consumo Consciente foram adquiridas em quantidade suficiente para cada colaborador, incluindo a nova demanda de pessoas que estavam para entrar na empresa, devido à implantação do SAC Regional das Unimeds Centro Oeste Paulista. Os utensílios foram distribuídos no final do mês de março de 2009 para serem utilizados durante a permanência da pessoa nas dependências da empresa.

O controle da quantidade de copos utilizados pela Unicop é feita pelo gerenciamento do estoque, sendo, em média, utilizadas 2 ½ caixas de copos por mês. Com o recebimento das canecas, os colaboradores foram instruídos a utilizá-las em substituição dos copos.

O objetivo é reduzir a utilização e descarte excessivo do plástico, material que leva em média 400 anos para se decompor no meio ambiente, entre outros materiais excluídos pela empresa, e disseminar com todas estas ações as conseqüências geradas a partir do consumo exagerado da população, incentivando a adoção de atitudes responsáveis.

Também seguindo o conceito de preservação do meio ambiente, em 2008, o projeto Recicla Lâmpada, desenvolvido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), foi implantado na Intrafederativa no mês de novembro.

Resultados

Após a implantação de Atitudes Sustentáveis na Intradefederativa, desde 2004, a cultura de reciclagem e o compromisso com o meio ambiente se tornaram parte da rotina da cooperativa, que sempre divulga estas ações, a importância e o resultado delas entre os colaboradores. O tema de responsabilidade socioambiental é constantemente trabalhado nos canais de comunicação da Unicop, como e-mails marketing, murais e no próprio site da empresa. Portanto, este é um assunto sempre em pauta e incutido em nossas mensagens.

As lixeiras de coleta seletiva e os tubos de copos descartáveis são diariamente utilizados e os materiais descartados de forma correta. A utilização do papel na cooperativa é reduzida e evitada quando possível, e os colaboradores também reutilizam folhas já impressas para documentos e assuntos não-oficiais, assim minimiza-se a compra e o uso de resmas de papel.

 

As canecas duráveis Consumo Consciente possibilitam, mesmo com o aumento do quadro funcional da Unicop e do número de eventos realizados, a redução da utilização de copos
Canecas Consumo Consciente
plásticos. Através de uma estimativa mensal, verifica-se que a redução do consumo de copos gira em torno de 30 a 40% em comparação aos períodos anteriores à aquisição das canecas.

 

Para os próximos anos, a Unicop planeja a adoção de novas ações que também farão parte da rotina dos colaboradores, estimulando-os a exercerem práticas socialmente e ambientalmente responsáveis. Com isso, a Unimed Centro Oeste Paulista acredita que está contribuindo com pequenas ações que em conjunto fazem a diferença no momento atual de cuidado com nosso planeta.