Home>Programas e projetos>Responsabilidade Socioambiental

Recicla Lâmpada

Imprimir Indique esta página   Diminuir o Texto Aumentar o Texto   Voltar

Logo Recicla LampadaO projeto Recicla Lâmpada foi desenvolvido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) e implantado na Unimed Centro Oeste Paulista em novembro de 2008. Destina-se a coletar lâmpadas fluorescentes e encaminhá-las para a descontaminação e posterior descarte correto. Inicialmente a Unicop era responsável por centralizar a coleta das lâmpadas das Unimeds da região. A Fesp recolhia os materiais e os levava para uma empresa especializada em tratamento de resíduos de mercúrio.

Foi instalado na Intrafederativa um container que armazenava de forma segura todas as lâmpadas fluorescentes trazidas pelos colaboradores da empresa e singulares da região.  Esse container era esvaziado tão logo fosse ocupado pelos objetos usados. Atualmente, o coletor de lâmpadas usadas foi transferido para o Hospital Unimed Bauru, e o Projeto Recicla Lâmpada continuará sendo desenvolvido da mesma forma entre as Singulares Unimeds da região. Em um segundo momento, a Unimed Bauru pretende estender também para médicos cooperados.

No primeiro ano de implantação do Projeto (de novembro de 2008 a novembro de 2009) foram coletadas 7.116 lâmpadas usadas na Intrafederativa. A meta é que para os outros anos este número cresça e que a iniciativa se propague entre as Unimeds.

Para a manutenção da vida, esta ideia é bem-vinda, pois o mercúrio, substância química presente no interior destas lâmpadas, é altamente nocivo ao organismo, por isso o descarte incorreto destes materiais é grave, causando sérias conseqüências para o ser humano. A contaminação pode ocorrer através dos aterros sanitários, onde a substância contamina o solo e água, ou no contato direto ocasionado pelo rompimento da lâmpada.

Mais informações, consulte: www.unimedbauru.com.br