Home>Programas e projetos>Responsabilidade Socioambiental

Gestão da Responsabilidade Interna

Imprimir Indique esta página   Diminuir o Texto Aumentar o Texto   Voltar

Diante do cenário de expansão do seu quadro funcional, a Unimed Centro Oeste Paulista, visando manter um ambiente saudável para todos os colaboradores, se preocupou em adotar ações que pudessem promover a integração, reduzir o estresse e principalmente estimular a prática de hábitos saudáveis, com a maximização do trabalho de Passeio Jardim Botânicomedicina preventiva. Nossa intenção é contribuir para a qualidade de vida destas pessoas de forma a estimular hábitos de vida benéficos e responsáveis, trabalhando a consciência necessária para a construção de uma sociedade sustentável, isto é, que norteie suas ações baseando-se em atitudes éticas, sociais e de preservação ambiental que cuidem tanto do presente quanto do futuro do planeta.

Os projetos foram implantados ano a ano, trabalhando gradativamente todos os envolvidos (pois investir no capital humano é uma ação que nem sempre é valorizada ou compreendida por todos, por envolver principalmente, aspectos culturais e econômicos). 

Nossos projetos

1) Benefícios e gratificações: vale e salário sempre pagos em dia, ticket alimentação, vale transporte, plano de saúde integral e seguro de vida, quinquênio para cada 5 anos dedicados à empresa, brindes de Páscoa e Natal e mensagem de agradecimento por tempo de casa;

2) Ações que visam a qualidade de vida e integração dos colaboradores da empresa:
- Programa Melhor Viver: ações desenvolvidas para os colaboradores da Unicop, visando o aumento da qualidade de vida e bem-estar, como o Dia Mundial do Diabetes, no qual o tema é trabalhado através dos canais de comunicação da empresa e realizado o exame de glicemia; o Dia do Desafio, no qual a Intrafederativa participa anualmente realizando uma atividade física entre todos.

Semana do Colaborador - Confraternizações: As confraternizações acontecem com a participação de colaboradores e da Diretoria Executiva. Destacam-se as comemorações dos aniversariantes do mês, cessão do espaço da Unimed para a realização da festa julina comunitária e aberta à família, festa de final de ano, cafés da manhã comunitários em véspera de feriados prolongados, entre outros.

- Projetos culturais: Caixa Cultural, uma ação que surgiu em 2009 e que se tornou permanente graças ao sucesso da atividade. Foram reunidos diversos livros de temas variados, cedidos pelos próprios colaboradores e que são disponibilizados para empréstimos, incentivando o hábito da leitura e da busca do conhecimento para a formação pessoal e profissional dos membros desta cooperativa. Além dos volumes cedidos pelos colaboradores a Intrafederativa também adquiriu algumas obras e as disponibilizou para a Caixa Cultural.

3) Ações que visam a qualidade de vida e integração dos colaboradores da Intrafederativa e colaboradores da região Centro Oeste Paulista:

- Ecop: Encontro anual, realizado desde 2005, destinado aos colaboradores de todas as Unimeds da região centro oeste paulista, visando integração e motivação pessoal e em equipe. Os colaboradores convidados participam de atividades durante um final de semana em um hotel fazenda, onde são criadas oportunidades dos mesmos se conhecerem, trocarem experiências, deixando de ser somente vozes ao outro lado do telefone, tornando o relacionamento diário muito mais humano e saudável. A idéia do Encontro de Colaboradores surgiu em 2004 a partir do resultado da primeira pesquisa de comunicação reuniõesinterna realizada na região, na qual comprovamos que os maiores problemas eram causados pela falta de relacionamento entre as pessoas. O objetivo deste encontro, além de ser um descontraído fim de semana, é, antes de tudo, fortalecer laços entre pessoas. O Ecop é visto sempre como uma continuidade, um desenvolver dos nossos colaboradores, por isso os temas abordados em cada ano são escolhidos com muita atenção.

- Reuniões departamentais/workshops: durante o ano são promovidas diversas reuniões por departamentos e áreas da Unicop para aumentar a integração, troca de informações específicas, bem como discutir e realizar orientações sobre situações comuns que afetam a Intrafederativa e suas singulares.

Procuramos inovar a cada ano os projetos implantados e incluir uma ou duas novas ações, pois, mais do que números, a Federação atenta-se às pessoas. E por isso busca promover ações e benefícios de acordo com a sua possibilidade, visando reconhecer, valorizar e motivar seus colaboradores, peças fundamentais do sucesso de todos esses anos de existência.