Home>Programas e projetos>Responsabilidade Socioambiental>Atitudes Sustentáveis

Atitudes Sustentáveis

Imprimir Indique esta página   Diminuir o Texto Aumentar o Texto   Voltar

Em 2004 o quadro corporativo da Unicop era composto por 43 colaboradores. Nesta época, notava-se o crescimento da empresa e do número de pessoas envolvidas no dia a dia dela. Apesar da digitalização de muitos dos serviços da cooperativa, o uso do papel continuou em alta, como na confecção de documentos, guias, entre outros, sem contar os jornais diários e revistas disponíveis na recepção. Nesta mesma linha, com a implantação dos horários de intervalo, no café da manhã e tarde, além dos horários habituais de almoço, o uso de copos plásticos descartáveis também aumentou, chamando a atenção para o montante de materiais descartáveis e recicláveis gerados pela cooperativa. 

A Unimed Centro Oeste Paulista através de sua Responsabilidade Socioambiental com a comunidade da qual faz parte, implantou no mesmo ano em sua sede, um programa voltado a recolher estes materiais e direcioná-los para locais adequados e que efetuassem a reciclagem dos mesmos.
Atitudes Sustentáveis

A intenção era destinar estes objetos a usinas de reciclagem de lixo, porém devido a inexistência destes locais na cidade de Bauru, todo o recolhimento do lixo é feito pela Prefeitura Municipal. A Secretaria do Meio Ambiente da cidade disponibiliza a coleta seletiva de lixo semanalmente, recolhendo os materiais acumulados neste período.

Todo o lixo reciclável recolhido é doado para grupos de catadores de lixo da cidade, os quais sobrevivem da renda gerada pela venda destes materiais.

De início, as ações do programa baseavam-se em coletar copos plásticos descartáveis de água e café, além de papéis. A empresa adquiriu tubos coletores para os copos, disponibilizados nas copas e cozinha da Intrafederativa, e a Prefeitura Municipal de Bauru cedeu um latão para o armazenamento do papel usado, promovendo a coleta semanalmente.

No ano seguinte (2005), tendo em vista todo o lixo produzido pela rotina de trabalho da empresa e o impacto ao meio ambiente que o descarte incorreto poderia causar, a Unicop optou por adquirir lixeiras de coleta seletiva, separando plásticos, papéis, metais, vidros e resíduos não-recicláveis e propiciando um destino adequado para estes materiais. 

Em 2007, a Intrafederativa começou a substituição do papel branco pelo reciclado através da iniciativa da Unimed do Brasil, que adotou a estimulou as cooperativas do país a utilizarem o reciclado para materiais de escritório, como papéis, papéis timbrados, envelopes, embalagens de CD, pastas e demais itens de papelaria, de acordo com a utilização correta da marca e cores da Unimed. Gradativamente, os materiais em papel branco foram trocados pelos confeccionados em papel reciclado conforme iam acabando nos estoques da empresa.

Para também contribuir com a diminuição da impressão em papel e facilitar o trânsito de documentos e informações importantes entre departamentos e/ou que necessitem ser arquivados, a Unimed Centro Oeste Paulista disponibilizou o serviço de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que atua na digitalização destes documentos, que podem ser consultados eletronicamente, organizando melhor os arquivos e economizando papel e espaço.

Também seguindo o conceito de preservação do meio ambiente, em 2008, o projeto Recicla Lâmpada, desenvolvido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), foi implantado na Intrafederativa no mês de novembro.

No ano de 2009, a Unicop adotou a utilização das canecas duráveis Consumo Consciente, uma iniciativa da Unimed do Brasil em parceria com o Instituto Akatu para mudar a percepção dos recursos naturais que consumimos, o impacto ambiental causado pelo uso excessivo e pelo descarte incorreto desses materiais produzidos a partir de matérias-primas fornecidas pela natureza.

Cada colaborador recebeu uma caneca Consumo Consciente para ser utilizada na Intrafederativa, a fim de minimizar o uso de copos descartáveis, que beirava 6.250 unidades mensais. No início do mês de março do mesmo ano, no Encontro de Colaboradores Centro Oeste Paulista, o ECOP, esta caneca foi disponibilizada como um dos brindes de participação do evento para aproximadamente 500 pessoas, disseminando a cultura de preservação do meio ambiente também em nossa região.

Desde 2009, através de uma campanha disponibilizada pela Unimed do Brasil, incentivamos o uso consciente de energia elétrica e água na sede da Intrafederativa, através de cartazes afixados próximos a torneiras das pias dos banheiros e da cozinha e avisos próximos aos interruptores para que o último a sair do local não se esqueça de apagar a luz.

Em 2011, a Unicop, em parceria com a AMUCOP e uma rede de supermercados local, adotou a utilização de papa-pilhas com o intuito de promover o descarte correto de pilhas e baterias usadas. O papa-pilhas é um galão de 5 litros, sustentado por uma estrutura de cano de PVC, que foi produzido por um voluntário da associação. Nessa estrutura os colaboradores podem depositar pilhas sem carga que são encaminhadas para uma empresa especializada no descarte correto desse tipo de material.